segunda-feira, outubro 10, 2005

Colorindo fios II


Como tinha dito no post anterior, vou mostrar para vocês uma experiência que fiz, após minhas andanças por muitos blogs, preciso corrigir um defeito(esqueço de anotar os nomes dos blogs e depois não lembro onde lí),sobre esta técnica, se não me engano, li na fios e fibras, com suco em pó(tipo tang), no meu caso, comprei suco de morango, nem lembro a marca, acho que não importa, o resultado me surpreendeu, ficou melhor do que esperava, sem contar que quase não tive trabalho!!!
Coloquei a lã(Paratapet cor cru) de molho na água com vinagre, o suficiente para cobrir.


Despejei o suco por cima e deixei por aproximadamente uma hora e enxaguei até não sair mais cor, como ficou com um pouco do cheiro do vinagre, enxaguei mais uma vez com amaciante e coloquei para secar.


Vejam o resultado, pena que tingi só uma meada, talvez faça alguma coisa para feltrar.Aceito ideías!!

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Monica, adorei a idéia, gostaria de saber se o tingimento pode ser feito em qualquer tipo de lã, ou apenas na Paratapet?
Podes também fornecer o endereço da 'fios e fibras'? Te confesso q fiquei muito curiosa...Obrigada
bjs []'s
Adri

Monica disse...

Oi Adri, o endereço da fios e fibras é: http://www.fiosefibras.blogspot.com
ainda não experimentei tingir com outro tipo de lã, como ainda tenho alguns novelos que comprei justamente para fazer esse tipo de experiência, vou tentar, mas acho que dá certo sim, pois a tintura que fiz com a aquarela foi na lã acrílica.
beijos

Anônimo disse...

Oi Monica,
obrigada. Vou tentar com alguns restinhos de lã que tenho, se der certo te digo, ok?
Bjs e []'s
Adri

Paula disse...

Olá, Mónica
Obrigada pelo comentário no meu blog.Eu costumo embeber a lã em água morna por que assim a fibra abre melhor e tinge mais fácilmente.
O seu blog mostra que temos interesses comuns por isso gostava de indicar dois sites óptimos com conselhos no tingimento de lã.Também dá para seda, por serem ambos produtos de origem animal.
Ora aqui vai
www.thepiper.com/fiberart/koolaid/
www.woolfestival.com/articles.koolaid.htm
Tingir com o Tang é igual a tingir com o Kool-Aid, só que este é bem mais forte e tem uma maior variedade de cores/sabores.
Um beijinho para si
Mantenha-se em contacto

Ana Paula

Katia disse...

Oi Monica
Anda dando uma de alquimista, hem?
Linda a cor final. Tingir lã ainda não me atrevi, mas estou achando interessante a idéia.
Parabéns pelo blog.
Beijinhos
:D
Kátia

Monica disse...

Oi Kátia, obrigada pelo elogio. Quanto às experiências com lãs eu sou uma curiosa... Estou bolando algumas coisas aqui, vamos ver se vai dar certo... depois coloco aqui, se o resultado for positivo. Mas essa do suco em pó é bem fácil,é uma pena que tingi só uma meada da Paratapet, agora não sei o que faço com ela ...
beijos

Rosi disse...

Com uma meada dá p/ fazer uma bolsa de tranças pequena como a da Ano,no Montricô.Dá uma olhadinha p/se insoirar.Vai ficar linda!Beijoconas,
Rosi

Rosi disse...

Eu quis dizer INSPIRAR!Beijoconas de novo,
Rosi

Anônimo disse...

AMIGA,
QUE COISA LINDA DE XALE...
PODIAS COLOCAR A RECEITA PARA QUE PUDESSEMOS FAZER TAMBEM...
MARAVILHOSO..
BJS

Anônimo disse...

ficou-me uma dúvida
o Tang ou Kisuco é colocado em pó ou dissolve-se em água antes de jogar sobre a lã?
ficou muito legal a experiência
bjs
Euninice49@hotmail.com

andrea disse...

oi monica,

estou com uma meada de merino natural e pensando em tingir usando o mesmo método. você já lavou a peça que tricotou com kisuco ? não desbotou ?
também estou considerando aqueles tubinhos de guarani mas não sei se é uma boa ideia...


bjs

amigas do crochê disse...

Gente nunca tinha descoberto este blog...que amor...adorei...vc é uma expert,quero fazer parte....meu imail..neuzaylla@hotmail.com