quarta-feira, julho 16, 2008

PONCHO ANINHA

Nossa parece que estou copiando as coisas que a Denise faz, mas eu juro, é pura coincidência!!!!Este poncho fiz para a Aninha, ela fez 2 anos e é uma garotinha linda!!!
Para quem quiser fazer é bem facinho e vou tentar colocar a receita aqui, pois posso dizer que eu fui fazendo conforme as instruções da minha professora de tricô(sim eu faço um curso na loja de lãs todas as quarta-feiras), na verdade vou mesmo é para bater papo e ver o que a mulherada está fazendo, tanto é que este poncho elas estavam fazendo para adulto ou uma criança maior e eu acabei adaptando para uma criança de 2 anos.



Vamos lá, como não sei escrever receitas e nem tenho a pretensão de aprender espero que entendam ,qualquer coisa é só perguntar:


RECEITA DO PONCHO-tamanho 2 anos

Material usado: 2 novelos de lã Flash, agulha circular de 80 cm de 5,5 mm, agulha circular de 40 cm de 6,0mm, 3 marcadores (pode ser clips, pecinhas para fazer bijoux, pedaço de lã)., agulha de crochê grossa e um pedaço de lã de outra cor- DE PREFERÊNCIA EM DUAS CORES, uma para marcar o início de cada carreira e outros dois marcadores para marcar o centro (das costas e da frente).
Faça uma correntinha em crochê com uma lã de outra cor com elos suficientes para levantar 74 pontos.(depois de pronto esta lã de outra cor será retirada) e coloque um marcador para definir o início de cada carreira.O poncho será todo trabalhado circularmente.A partir do marcador, faça 17 meia, 1 laçada, 1 meia(coloque um marcador de cor diferente do primeiro marcador que vc usou ), 1 laçada,36 meia, 1 laçada, 1 meia(coloque um marcador da mesma cor que vc usou no outro ponto meia que ficou entre as laçadas), 1 laçada e 19meias(total de 74 pontos), esta será a primeira carreira, ou segunda se vc contar aquela em que levantou os pontos.a próxima carreira será toda em meia. A seqüência de carreiras é esta, uma com aumentos(laçadas) antes e depois dos marcadores e a outra em meia.
Eu fiz assim, contei 10 buraquinhos(ou seja, dez aumentos que equivalem a 20 carreiras/voltas) e fiz 3 cordões em tricô, como o trabalho é feito circularmente, fiz uma carreira em ponto tricô, outra em meia(estas duas carreiras formam 1 cordão), repetir mais duas vezes.
Daí, fiz mais 20 carreiras em meia , mais 3 cordões em tricô(repetir por 2 vezes). A ultima carreira fiz 3 tricôs, dois juntos em trico, 1 laçada na volta toda e terminei com uma carreira em tricô.
Feito isso, com agulha circular de 6,0mm peguei os pontos que estavam na lã de cor diferente, que foi o começo de tudo e fiz 10 carreiras de barra 1/1, depois fiz cerca de 25 cm em ponto meia.Nesta parte que é o capuz não se trabalha circularmente, é carreira de ida em meia e volta em tricô, trabalhando os 4 primeiros e 4 ultimos pontos em tricô tanto no direito como no avesso.Depois é só arrematar e costurar . Colocar as franjas nos buraquinhos que se formaram nas bordas do poncho.
Para quem quiser fazer maior é só aumentar o número de carreiras.

23 comentários:

Paty disse...

ficou muito fofo!!! adorei os detalhes mudando os pontos, o gorrinho! um capricho! beijinho

Nana disse...

Adorei seus trabalhos !!!
Se quiser me fazer uma visitinha vou adorar !!
Bjs
Nana

www.nanatricoegatos.blogspot.com

Ana Rúbia disse...

Oi Mônica!

Visitei seu blog e adorei!
Vou te incluir na lista de links do meu blog também, ok?
beijos
Ana Rúbia
http://blogdabanana.blogspot.com

vicky disse...

Monica,
Eu adorei o poncho, obrigado pela receita :-)
Beijos
Vicky

ELENA disse...

Mónica,tambem estou com um poncho nas agulhas ,parece que estamos todas em sintonia!!!!
Lindo seu poncho ,tambem gosto de faze-los com uma lã mais grossa pq fino não esquenta nada ,gosto e faço mesmo com a Flash da Pingouin.Obrigada pela receita!!!
Beijus!!

disse...

Mônica, ficou lindo demais!! A cor, o modelinho, e esse gorrinho? Um show! E a receita está super compreensível.
É óbvio que vai entrar pra minha lista infindável de projetos :))
Bjinhos

Cloé disse...

Muito lindo ! Obrigado pela receita ! Abraços

Unknown disse...

Ui,que coisa mais linda.
E a cor então amei.
Pena não ter nenhuma menina pequena por perto.
Tô precisando virar tia urgente.
Beijos

Unknown disse...

Sim Monica,os cachecóis são da minha coleção.
Mas esses outros em tons de uva foram as pachminas que eu comprei por lá.
Uma mais linda que a outra.
Beijos

Tricô e Mais Tricô disse...

Mônica ficou lindo o poncho.
Parabéns e obrigada pela receita, sei como dá trabalho.
Beijos

Denise disse...

Monica..
Porque vc não fez esse poncho antes e colocou a receita antes ????????? :)))
Quebrei a cabeça pra fazer o poncho...vc sabe da minha falta de experiência com coisas de criança... e só agora vc coloca a receita ????
Assim não dá Monica !!! kkkk

ficou lindo seu poncho, o casaquinho do Pedro e a golinha..

Sabe que vou me aventurar no mundo dos casaquinhos de bebê ?

beijinhos com muitas saudades...

Márcia disse...

Mô, ficou superlindo.
Amei! :o)

Regina disse...

Monica muito lindinho como sempre, receita devidamente colocada na fila de espera. Obrigada. Bjsss

Fatima Gouveia disse...

Olá Mónica!
Está lindo o poncho...eu estou paradinha de tricôs, fáz muito calor por aqui e além disso estou de férias.
Vai no meu blog tem um mimo para você.
Beijinhos
Mifá

Claudia disse...

Oi, Mónica! Como ficou lindo esse poncho!!! E adorei a cor tb!!! Muito bem tricotado!
Beijinhos

Tita Carré disse...

oi, adorei teu blog, eu tb tenho um blog sobre tricô, me visite http://agulhaetricot.blogspot.com/
atenciosamente.

Nini disse...

Lindo seu poncho. Sabe que fiz um bem parcido já há algum tempo? O processo de execução é o mesmo!!! Muuuuito fácil, só não pode perder o meio, senão sai errado, né?
Visite meu blog, lá tem foto do poncho e de outros pequenos tricôs:

http://pimentanaagulha-blog.blogspot.com/

Parabéns pelos trabalhos.
Bjkas.

Olivia Claudia disse...

Mônica, eu ia fazer esse poncho, ia não, eu vou, mas antes resolvi fazer o casaquinho que vc viu no blog.
Minha sobrinha tem 1 aninho mas vou tentar adaptar ;))
bjks

Luciane disse...

Olá Aninha tudo bem?? estive visitando sua pagina e vi o poncho de gorro infantil,vc sabe fazer de adulto?? gostaria muito de aprender,claro se fosse possivel!!! desde ja obrigada!!!

Katiana disse...

Olá Mônica,eu sempre visito seu site, peço desculpas por quase não deixar comentários, eu fiz este poncho para minha filha algumas semanas depois que publicou a receita, mas só agora tirei fotos (não gosto de tirar fotos) e publiquei lá no blog, deixei um link para seu blog caso alguém se interesse em fazê-lo também. Muito obrigada amiga,eu amei a receita e achei super fácil. Beijinhos.

Débora disse...

Oi, eu amei, quero um igual sniff.. vc faz por encomenda?
Parabens muito lindo seu trabalho bjs

vera lucia disse...

Olá, Monica amei o seu blog, este poncho ficou muito lindo e ja usei a receita para fazer para minha netinha, obrigado estou montando um blog quando tiver pronto aviso voce, se voce se interessar trocaremos receitas sei fazer muitos trabalhos em trico, e tiro qualquer receita em trico e croche.Vera Lucia.meu emailvera.consoline@gmail.com

Regina L. M. disse...

Oi amiga eu to pesquisando e quero fazer lembrancinhas de aniversario o meu bebezinho logo logo fara seu primeiro aniversario. Queria pedir uma ajuda se vc conhecer ou souber de lembrancinhas de aniversario croche eva feltro, vc me avisa, principalmente croche que é meu chodozinho né quero muito começar a fazer essas coisinhas para a festa do meu anjinho Lucas ja que sou sua seguidora assidua vim aqui para te deixar um bjao tambem